Escolha uma Página

Sistema de combate a incêndio por sprinklers / Chuveiros automáticos

Conhecido como sistema de sprinklers ou chuveiros automáticos, este sistema para combate a incêndio é composto por um conjunto de equipamentos distribuídos ao longo de uma rede hidráulica que utiliza como agente extintor a água pressurizada. Sua infraestrutura é construída com tubulações de aço carbono preto ou galvanizado e conexões CL10 com rosca BSP.

A aplicação do sistema de sprinklers ou chuveiros automáticos é necessária para a proteção contra incêndios em edificações verticais e horizontais das mais diferentes finalidades: prédios comerciais, centros logísticos, armazéns, indústrias, shopping centers, cinemas, hospitais, entre outros.

O sistema sprinklers é um sistema fixo e automático de combate a incêndio, ou seja, atua sem a intervenção humana. Ao detectar um foco de incêndio (pela elevação da temperatura) ativa o elemento sensor existente no bico de sprinklers, liberando a água na densidade adequada para o controle e a extinção do fogo, garantindo que o combate seja feito de maneira automática, rápida, eficaz e econômica, minimizando as interrupções, preservando vidas e o patrimônio da empresa.

Na implantação, os bicos de sprinklers são distribuídos estrategicamente e instalados a partir das redes de alimentação horizontais e gerais que interligam o sistema hidráulico à casa de bombas e ao reservatório, abastecendo de água e mantendo a pressão e vazão adequada de trabalho para o controle e combate ao foco de incêndio.

Para o monitoramento da rede de sprinklers são instaladas chaves de fluxo para sinalização na central de alarme de incêndio, garantindo que o sistema seja supervisionado 24 horas por dia por meio de sistemas eletrônicos de detecção e alarme de incêndio (SDAI) que sinalizarão o sinistro e permitirão a evacuação do local de forma segura e organizada.

Os sistemas de combate a incêndio por sprinklers / chuveiros automáticos projetados e instalados pela SMH SISTEMAS atendem integralmente as normas da ABNT, NFPA 13 – Standard for the Installation of Sprinkler Systems, Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros e Seguradora FM Global.

Sistema de chuveiros automáticos /sprinklers tubulação inundada:

Para as edificações de uso comum, tais como shopping centers, edifícios comerciais, centros logísticos etc. O sistema de sprinklers opera com a tubulação inundada de água pressurizada, obtendo uma resposta rápida para o controle e combate ao fogo, logo após o rompimento da ampola /bulbo do bico de sprinklers liberando a água no foco do incêndio.

Sistema de sprinklers com tubulação seca / pré-action:

O sistema de sprinklers com tubulação seca / pré-action é utilizado em edificações ou ambientes com riscos especiais, os quais requerem um tratamento diferenciado no que se refere ao combate automático do incêndio em virtude dos equipamentos, ativos de alto valor, acervos ou documentos existentes.

A SMH SISTEMAS projeta e instala sistemas de sprinklers / chuveiros automáticos que permanecem com as tubulações acima do conjunto de válvula pré action seca, ou seja,  sem água, apenas ocupada por ar comprimido ou nitrogênio.

O sistema de sprinklers com válvula pré-action obrigatoriamente necessita de um sistema de deteção e alarme de incêndio que realize a automação da abertura da válvula de pré-action liberando a passagem d’água para inundar as tubulações da rede de sprinklers após os detectores de fumaça entrarem em operação, sendo descarregada água na pressão e vazão necessárias no foco do incêndio após o rompimento do bulbo / ampola do bico de sprinklers realizando o controle e combate do incêndio.

Ao adotar um sistema de sprinklers tipo pré action, evita-se que ocorra o acionamento dos bicos de sprinklers de maneira acidental ou indevidamente, o que poderia causar perdas, danos ou interrupção da operação sem que de fato tivesse ocorrido um incêndio.

Os sistemas de sprinklers tipo pré action podem ser single interlock ou double interlock, ou seja, a rede será inundada apenas com a ativação de um detector de fumaça ou por dois detectores de fumaça, formando o laço cruzado. Isso aumenta a segurança de que o sistema somente entrará em operação se de fato estiver ocorrendo um sinistro, o qual não pode ser extinto de forma manual pela brigada de incêndio.

Clientes

A SMH Sistemas® atende todo o território nacional com equipe própria e altamente especializada.