O agente limpo / gás supressor de incêndio HFC125, comercialmente conhecido como FE-25™, NAFS25®, MH125® ou Ecaro25® é usado em sistemas de combate a incêndio e se enquadra na categoria de agentes limpos, regulamentados pela NFPA 2001: Standard on Clean Agent Fire Extinguishing Systems (Norma para Sistemas de Extinção de Incêndio por Agente Limpo).
O HFC125 / FE-25 absorve calorias em nível molecular mais rápido do que a geração de calor, impossibilitando a sustentação do fogo, além disso, forma radicais livres para intervir quimicamente na reação em cadeia do processo de combustão.
É um agente químico com grande poder de extinção e alta performance hidráulica, pois requer menor quantidade de gás e diâmetro de tubulações, possibilitando flexibilidade de adequação aos layouts a serem protegidos ou retrofit dos sistemas de Halon 1301 existentes (mediante um novo cálculo hidráulico e a substituição dos difusores).
O HFC125 / FE-25 é uma opção não agressiva a camada de ozônio em substituição ao Halon 1301. Além disso, não deixa resíduos nos equipamentos após a descarga, sendo inofensivo para as pessoas presentes no local, caracterizando-se como um agente para supressão de incêndio ambientalmente correto, seguro para pessoas e equipamentos.
Os sistemas fixos de supressão de incêndio com HFC125 / FE-25 projetados e instalados pela SMH SISTEMAS utilizam agente limpos / gases e equipamentos certificados UL, FM, LPCB, VDS, CE, AENOR e IPT.
Principais Benefícios do Sistema de Combate a Incêndio com Gás / Agente Limpo FE-25 / HFC125:
- Salva vidas e é seguro para espaços ocupados.
- Protege o patrimônio sem danificar bens ou equipamentos.
- Não conduz a eletricidade.
- Extingue o fogo mais rápido do que a água e não deixa resíduos pós incêndio.
- Amigável ao meio ambiente, ou seja, não é agressivo a camada de ozônio e não contribui para o aquecimento global.
- Regulamentado pela NFPA 2001: Standard on Clean Agent Fire Extinguishing Systems.
Aplicações Típicas do Sistema Fixo de Combate a Incêndio com FE-25 / HFC125:
Utilizado na proteção de ambientes de missão crítica que abrigam dados, equipamentos ou bens de alto valor agregado e que demandem operação contínua e ininterrupta, como: instalações de telecomunicações, provedores, data centers, sites de hospedagem de internet, hospitais, salas de controle, salas limpas, salas elétricas e em substituição de sistemas Halon 1301 existentes.