Uma dúvida frequente entre os usuários de sistemas de supressão de incêndio por gases / agentes químicos e inertes é quanto à obrigatoriedade e periodicidade de realização do teste hidrostático nos cilindros.
O teste hidrostático é uma exigência do ministério do trabalho normalizada pela norma NR13, onde o objetivo é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção.
De acordo com a norma regulamentadora NR-13, o grupo de potencial de risco do vaso de pressão deve ser estabelecido a partir do produto P.V, onde P é a pressão máxima de operação em MPa, em módulo, e V o seu volume em m³ (metros cúbicos). Os prazos máximos para as inspeções de segurança (teste hidrostático e/ou inspeções visuais), variam de acordo com o produto P.V, sendo classificados através de categorias de “I” a “V”, descritas na tabela 2 – da NR13. Em caso de dúvidas, consulte nosso departamento de manutenção e serviços para entender qual a recomendação para cada categoria.
O teste hidrostático realizado pela SMH SISTEMAS garante o rápido retorno do sistema à operação normal e a efetividade dos sistemas fixos de combate a incêndio minimizando a exposição a um sinistro nos ambientes protegidos.
Conheça as etapas e verificações realizadas no teste hidrostático realizado pela SMH SISTEMAS:
- Tranvazagem do agente / gás para bucks acondicionados de forma adequada em temperatura ambiente para não comprometer a propriedade extintora e não contaminar o agente limpo / gás que é 99% limpo e livre de impurezas.
- Desmontagem da válvula e seus componentes.
- Averiguações internas com a utilização de sonda adequada para avaliação da condição interna do cilindro (corrosão).
- Aplicamos no cilindro 1,5 (uma vez e meia) a sua pressão de trabalho (PMT) conforme recomendado na NFPA 2001/18 e NR13, possibilitando a verificação das condições estruturais e resistência a pressão.
- Limpeza interna e externa dos cilindros e aplicação de nova pintura, quando necessário.
- Manutenção nas válvulas eletromecânicas com substituição dos anéis oring.
- Manutenção nos atuadores manuais, pneumáticos, válvulas solenoides e demais componentes do sistema de ativação de cada cilindro.
- Teste de estanqueidade com aplicação de N2 (99% de pureza) X 1,5 a PMT para averiguação de possíveis micro vazamentos com a utilização de sonda.
- Recarga do cilindro com o agente limpo / gás.
- Análise e acompanhamento da pressão interna por 36 horas em nosso site em temperatura ambiente para verificação de micro vazamentos.
- Emissão de relatório técnico do envase, atestado de responsabilidade técnica do engenheiro responsável, atestado de procedência do gás utilizado e certificado da UL /FM ou UL.
- Logística de entrega e instalação do cilindro no site do cliente.