Serviços
Projetos para a prevenção e combate a incêndio
Com um corpo técnico de alto nível de conhecimento e vasta experiência em engenharia de combate a incêndio, os projetos técnicos desenvolvidos pela nossa equipe viabilizam a implantação de sistemas contra incêndio seguros e com a melhor relação custo-benefício.
Priorizamos as alternativas ecologicamente corretas e oferecemos soluções inovadoras e eficazes em sistemas de prevenção e combate a incêndio a partir da elaboração do projeto, em conformidade com as normas vigentes nacionais e internacionais.
Para implantação da proteção contra incêndio é necessária a análise de risco, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos em conformidade com as normas vigentes: ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas / NBR’s – Normas Brasileiras e Conjunto de Normas Técnicas Internacionais da NFPA – National Fire Protection Association.
Os projetos executivos abrangerão:
- Sistemas preventivos: compostos pelos sistemas eletrônicos de detecção e alarme de incêndio e sistema de detecção de alta sensibilidade Vesda ASD / HSSD.
- Sistemas fixos de combate a incêndio: sistemas de supressão de incêndio com aplicação de gases (agentes químicos e inertes) e hidráulicos (sprinklers, water spray, water mist ou hidrantes).
- Proteção Passiva: compartimentação vertical, horizontal com selo corta fogo e Firestop.
Manutenção preventiva, corretiva e assistência técnica dos sistemas de prevenção e combate a incêndio
As manutenções periódicas asseguram a eficácia dos sistemas de prevenção e combate a incêndio existentes: detecção, alarme e combate automático a incêndio.
As manutenções dos sistemas contra incêndio são fundamentais para garantir que a resposta dos sistemas de detecção, alarme e combate automático ocorram adequadamente: gerando alarmes e permitindo a evacuação segura dos usuários das edificações, suprimindo o princípio de incêndio e preservando vidas, dados, equipamentos, conectividade e a continuidade das operações em qualquer situação, o que evita a perda de vidas humanas e os prejuízos financeiros ocasionadas por um incêndio.
Durante as visitas previamente agendadas, nossa equipe técnica realiza a verificação completa dos equipamentos, testes, análise do desempenho e simulações reais de funcionamento.
Ao final da inspeção são emitidos os relatórios periódicos, ART e atestado para apresentação ao corpo de bombeiros, prefeituras, seguradores e demais órgãos, de acordo com as normas e exigências vigentes.
A SMH SISTEMAS disponibiliza aos seus clientes suporte total, atendimento remoto e local, 24 horas por dia, 7 dias por semana, na forma de contratos personalizados de manutenção preventiva periódica para os sistemas de detecção, alarme, supressão de incêndio por agentes limpos, sprinklers e hidrantes.
Realizamos a manutenção preventiva, corretiva e retrofit dos sistemas contra incêndio instalados pela SMH SISTEMAS ou por outras empresas do ramo, mediante contratos com periodicidade definida ou chamadas pontuais.
Principais benefícios:
- Atendimento realizado pela equipe própria e qualificada da SMH SISTEMAS.
- Atendimento remoto ou local.
- Contratos personalizados de manutenção preventiva periódica para os sistemas de detecção, alarme, supressão de incêndio por agentes limpos, spinklers e hidrantes.
- Verificação completa de todos os equipamentos, testes, análise do desempenho e simulações reais de funcionamento.
- Portal na Internet exclusivo para gerenciamento das manutenções, com área para abertura de chamados e emergências on-line.
- APP para preenchimento dos relatórios de visita através de computadores e smartphones.
- Emissão de relatórios periódicos, conforme estabelecido pela NFPA – National Fire Protection Association, Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Local e Seguradoras Nacionais e Internacionais.
Estação de recarga de gases para combate a incêndio
A estação de recarga de gases para combate a incêndio da SMH SISTEMAS está localizada na grande São Paulo e foi projetada de modo a atender integralmente as normas nacionais e internacionais:
- NFPA 2001 – Clean Agent Fire Extinguishing Systems
- ISO-14520 – Gaseous Fire Extinguishing Systems
- NR-13 – Caldeiras e Vasos de Pressão
- NBR 15417 – Vasos de Pressão – Inspeção de Segurança em Serviço.
- NBR 222 – Segurança de Instalações do Ar Comprimido.
A SMH SISTEMAS mantém um grande estoque dos agentes químicos e inertes: HFC-227 / FM-200, HFC-125 / FE-25, Fluido FK 5-1-12 / Fluido 3M®Novec 1230®, IG-541 / Inergen e CO2 suficiente para o pronto atendimento às demandas do mercado brasileiro. Disponibilizamos, aos nossos clientes, uma estrutura logística ágil para a retirada, transporte, realização dos testes, recarga dos cilindros e instalação no site protegido.
O serviço de recarga dos cilindros realizado na estação da SMH SISTEMAS garante o rápido retorno do sistema à operação normal e a efetividade dos sistemas fixos de combate a incêndio minimizando a exposição a um sinistro nos ambientes protegidos.
Os serviços prestados na estação de recarga e envase da SMH SISTEMAS compreendem:
- Tranvazagem do agente extintor / gás para bucks acondicionados de forma adequada em temperatura ambiente para não comprometer a propriedade extintora e não contaminar o agente limpo / gás que é 99% limpo e livre de impurezas.
- Desmontagem da válvula e seus componentes.
- Averiguações internas com a utilização de sonda adequada para avaliação da condição interna do cilindro /vaso sob pressão (corrosão).
- Realização do teste hidrostático com aplicação da pressão 1,5 (uma vez e meia) da sua pressão de trabalho (PMT) conforme recomendado na NFPA 2001/18 e NR13.
- Limpeza interna e externa dos cilindros e aplicação de nova pintura, quando necessário.
- Realização da manutenção nas válvulas eletromecânicas com substituição dos anéis oring.
- Manutenção nos atuadores manuais, pneumáticos, válvulas solenoides e demais componentes do sistema de ativação de cada cilindro.
- Teste de estanqueidade com aplicação de N2 (99% de pureza) X 1,5 a PMT para averiguação de possíveis microvazamentos com a utilização de sonda.
- Recarga do cilindro com o agente limpo / gás @ 24 bar (360 PSI) de pressão.
- Análise e acompanhamento da pressão interna por 36 horas em nosso site em temperatura ambiente para verificação de microvazamentos.
- Logística de entrega e instalação do cilindro no site do cliente.
- Emissão de relatório técnico do envase, atestado de responsabilidade técnica do engenheiro responsável, atestado de procedência do gás utilizado e respectivos certificados.
Nossa equipe técnica é capacitada e certificada para a execução dos procedimentos de retirada e reinstalação dos cilindros, inspeção, testes e manutenção dos componentes dos diversos fabricantes nacionais e internacionais que atuam no mercado brasileiro.
Teste de estanqueidade (Door Fan Test)
A realização do teste de estanqueidade / Door Fan Test assegura a eficácia dos sistemas fixos de supressão de incêndio com agentes gasosos HFC-227 / FM-200, HFC-125 / FE 25, Fluido FK 5-1-12 / Fluido 3M® Novec 1230®, IG-541 / Inergen ou CO2.
Para a eficiência dos sistemas fixos de combate a incêndio que utilizam os agentes gasosos, o ambiente protegido deve ser estanque, ou seja, sem aberturas pelas quais o gás possa sair, diminuindo a concentração do agente para uma quantidade inferior à necessária para a extinção do incêndio.
De acordo com a norma NFPA 2001, Clean Agent Extinguishing Systems, o teste de estanqueidade é obrigatório após a conclusão de uma instalação de sistema fixo de combate a incêndio com agentes gasosos, devendo ser repetido a cada ano ou em caso de modificações estruturais que criem novas aberturas pelas quais o agente extintor poderá vazar.
O teste de estanqueidade / Door Fan Test é realizado com a utilização de um software que permite a emissão de relatórios, gerenciamento, leitura direta e precisa da pressão e medição da vazão do ambiente, conforme exigências da NFPA 2001.
O teste de estanqueidade / Door Fan Test verifica a estanqueidade do ambiente, indica os pontos de vazamento e calcula, se necessário, a correção da carga do agente gasoso (HFC-227 / FM-200, HFC-125 / FE-25, Fluido FK 5-1-12 / Fluido 3M®Novec 1230®, IG-541 / Inergen ou CO2). A SMH SISTEMAS emite um laudo técnico para todos os testes de estanqueidade realizados.
A falta de estanqueidade do ambiente protegido influenciará no desempenho dos sistemas de extinção automática de incêndio podendo causar:
- Ineficiência no combate de um incêndio.
- Diminuição do tempo de retenção do agente dentro do ambiente.
- Perda ou desperdício do agente limpo através de passagens não seladas.
- Redução na eficiência energética de equipamentos como ar-condicionado.
Clientes
A SMH Sistemas® atende todo o território nacional com equipe própria e altamente especializada.