Sistemas para prevenção e combate a incêndio são essenciais para a proteção de ambientes de missão crítica, como data centers, colocation, cpds e salas elétricas. Além de salas de ti, entre outros, que abrigam dados vitais para empresas e equipamentos de alto valor agregado.
Devido às suas características, os ambientes de missão crítica são vulneráveis a eventuais sinistros que podem se transformar em incêndios, causando transtornos.
Além disso, impactam nas atividades programadas e causam prejuízos incalculáveis para as companhias. Por isso a prevenção e combate a incêndio se mostra tão importante.
O que é necessário realizar para implantar sistemas de prevenção e combate a incêndio?
Para a implantação de sistemas fixos de prevenção e combate a incêndio é necessária uma análise de risco, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos. Tudo isso em conformidade com as normas vigentes: nacionais ABNT/ NBR’s e internacional NFPA 2001.
Prevenção contra incêndio
A prevenção contra incêndios é realizada por meio dos sistemas de detecção automática de incêndio. Eles utilizam detectores ópticos de fumaça instalados em todos os ambientes protegidos.
Nesse caso, podem ser incrementados com a instalação de sistemas de detecção a laser de alta sensibilidade VESDA ASD/HSSD.
Combate a incêndio
O combate é executado pelos sistemas de supressão de incêndio com aplicação dos agentes limpos (gases), que são seguros para espaços ocupados, ecologicamente corretos.
Eles não danificam o patrimônio e não deixam resíduos, dentre eles: HFC-227 (FM-200), HFC 125 (FE-25), Fluido FK 5-1-12, Fluido 3M®Novec 1230® e IG-541 (Inergen).
Mais detalhes sobre os sistemas de prevenção e combate a incêndio
Na ocorrência de um sinistro, os sistemas eletrônicos de detecção de incêndio (pontual e precoce) irão gerar alarmes, com a finalidade de alertar a ocorrência.
Caso não seja tomada nenhuma ação, o sistema de combate a incêndio por gás / agente limpo será acionado. Assim, ele vai inundar o ambiente e realizar a supressão do princípio do incêndio sem ameaçar a saúde e bem-estar das pessoas presentes no local e sem causar danos aos equipamentos, dados, infraestrutura e sem deixar resíduos.
Para manter a eficácia dos sistemas de prevenção e combate a incêndio existentes (sistemas de detecção, alarme e combate automático de incêndio) é necessário a realização de manutenções periódicas.
Elas garantirão que a resposta ao combate automático ocorra adequadamente, suprimindo o princípio de incêndio e preservando vidas. Além de dados, equipamentos, conectividade e a continuidade das operações em qualquer situação.